sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Oh duvida cruel.. o que eu vou ser quando crescer?

Escolher sua profissão, o trabalho que vai te trazer przer em realizar, e te gerar rendaé uma decisão complicada, situação essa que agente sempre se complica..


Quando Somos alunos do prezinho II e nos perguntam o que vamos ser quando crescer, as meninas respondem professora, pois a nossa “tia” é uma amor, carinhosa, inteligente, e queremos ser como ela, ou medica por que a mesma é doce, em seu consultório tem brinquedos, doce pra quem se comporta bem, e você pelo menos adora ir lá, já o meninos só tem uma profissão dos sonhos na cabeça, ser jogador de futebol!
Com o passar dos anos letivos, sua profissão também muda, agora ela e definida através da matéria que você tem mais afinidade na escola, isso por que descobrimos que alem da difícil escolha da profissão, teremos de “escolher” uma faculdade e passar em uma prova, mas conhecido como o vestibular, e de preferência teremos que passar em uma facul federal para darmos um descanso para os bolsos dos nossos adoráveis pais, descobrimos que vamos fazer uma prova que engloba os conhecimentos lá o prezinho II até o 3º ano, incluindo assuntos das atualidades, e quem sabe mais ou tem algum diferencial, do tipo um macete, ou lembrou daquilo que você esqueceu, já passou na sua frente, e você meu amigo, se não passar de primeira, terá de voltar a escola e fazer o chamado pré-vestibular, e você vai tentando, tentando, tenha fé que um dia passa.

Quando eu era do prezinho II me fizeram a mesma pergunta do titulo e eu respondi destista não sei por que razão, por que eu pra ser sincera nunca me dei muito bem com os que eu frenquentava, criança não gosta disso, depois eu e uma amiga brincando inventamos uma empresa de moda “Mellow Fashion” onde éramos estilistas, sendo assim virei estilista. Ai fui estudando e na 5ª serie fiquei de recuperação em matemática, depois disso falei pra mim mesma que só dependia de certa forma de mim passar e que eu ia ser fera e virei fera, sendo boa em exatas virei engenheira civil, profissão da minha mãe. A profissão de nossos pais querendo ou não nos influencia na escolha, afinal eles são nossos espelhos, e se são bem sucedidos, é legal a profissão deles, queremos isso pra nos também.


Mudei de escola, e essa nova o assunto de todos os dias é vestibular, lá é mais puxado também ano passado fui até bem, continuei na área de exatas mais voltado pra arquitetura por que acho mais minha cara, só que esse ano, fiquei de recuperação de novo, abandonei exatas.. e como sempre fui uma boa ouvinte, quase sempre tenho soluções pra diversos problemas, as vezes saem uns bons conselhos, de certa forma entendo algumas atitudes, sentimento, e respostas de algumas pessoas sem elas nem falarem nada, virei psicóloga, mais queria também passar em um concurso publico, ser medica, empresaria, trabalhar em investigação criminal, fazer publicidade e propaganda.. e mais mil coisas, é realmente concordo com uma amiga minha com 17, 18 anos muita gente não tem maturidade o suficiente pra fazer essa escolha, ainda não sabemos o que queremos, o curso que vamos fazer mais disse não podemos correr.. o mundo não para, o tempo não para, e pessoas não esperam você se entender, revolver, e fazer suas escolhas, elas continuam como se nada tivesse acontecido e se você der bobeira e perder um ano pensando, ou tomar a decisão errada é um ano na frente que a pessoa que pensou e escolheu certo tá, e tem uma coisa que minha mãe diz e eu por preguiça as vezes não faço é estudando você chega e tem o que quer, para nos ajudar a tomar essa decisão temos a ajuda dos testes vocacionais (http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm) e calma todo mundo tem uma vocação na vida nem que seja pra ficar atoa, e morar com os pais pro resto da vida, só não se esqueça que mesmo contra a nossa vontade eles não duram pra sempre e temos que traçar metas em nossas vidas, construir nosso futuro e nossas escolhas com certeza irão influenciar nisso, então pense com cuidado e vá sempre pelo lado de fazer aquilo que você gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário